Escrito por João Pereira, designer industrial da INNGAGE

O design industrial é uma profissão bastante associada à cultura visual e é natural que parte do processo de trabalho numa empresa como a INNGAGE esteja associado ao desenvolvimento de elementos visuais para representar as suas ideias e propostas.

A produção de imagens tridimensionais, ou renders, representa uma parte destes elementos visuais pois permite visualizar as características físicas dos produtos antes da materialização dos mesmos.

Para nós, designers, esta ferramenta permite testar as inúmeras possibilidades de cor, materiais e acabamentos dos produtos de forma rápida e económica. Para os nossos clientes, os renders oferecem uma percepção realista sobre o produto no qual estão a investir tempo e dinheiro e ao mesmo tempo oferecem a possibilidade de sugerir possíveis alterações de forma rápida e eficaz.

Na INNGAGE utilizamos o KeyShot, software proprietário da Luxion, para alcançar os resultados pretendidos. Optámos por desenvolver as nossas competências através deste programa por ser intuitivo e fácil de trabalhar e principalmente porque permite desenvolver visualizações tridimensionais de forma elaborada e profissional. Por outras palavras, com o KeyShot todos os membros da equipa, iniciantes ou avançados em software de renderização, são capazes de obter bons resultados.

Imagem Capa

O KeyShot é a nossa ferramenta de eleição para criar as visualizações dos nossos produtos. Usamo-lo em todos os projectos que desenvolvemos e é essencial para comunicar o propósito, a funcionalidade e a estética das nossas ideias.

Eis as 5 principais razões da INNGAGE usar o Keyshot:

1. Dos estudos iniciais a imagens comerciais

Desde a elaboração das primeiras propostas até à visualização comercial do produto final, a versatilidade do KeyShot faz com que este programa esteja presente em grande parte do nosso processo.

Numa fase inicial temos a possibilidade de recorrer à extensa biblioteca de materiais e ambientes HDRI disponíveis no software para criar, em poucos minutos, as primeiras representações 3D dos nossos produtos. Deste modo temos a possibilidade de visualizar e avaliar a forma, cor e qualidade das superfícies de cada proposta e seleccionar as mais promissoras.

Já numa fase final do projecto, podemos recorrer às ferramentas de edição de materiais e ambientes presentes no software para criar representações fotorrealistas dos produtos e desenvolver imagens para uso comercial como catálogos, websites, entre outros.

Numa perspectiva mais técnica, o Keyshot ajuda-nos a criar com maior facilidade instruções de montagem passo a passo, com recurso ao uso de materiais, como o Toon.

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2. Cores, acabamentos e materiais, de forma intuitiva

Uma das principais razões que nos levou a eleger o KeyShot como o software de renderização é a biblioteca de materiais predefinidos, ambientes e luzes.

Enquanto outros programas apresentam ferramentas complexas para desenvolver os materiais e a iluminação, o KeyShot apresenta uma solução mais simples e intuitiva que permite escolher um material da biblioteca e arrastá-lo sobre a peça para o aplicar.

Em muitos casos, com uma biblioteca de materiais tão completa, conseguimos facilmente encontrar o material que pretendemos e realizar pequenos ajustes para alcançarmos o resultado pretendido. Quando o ajuste ao material precisa de maior detalhe, temos a possibilidade de aceder ao Material Graph disponível no software e facilmente desenvolver um novo material com as características pretendidas.

Quanto à iluminação e aos ambientes HDRI a experiência é semelhante. Mais uma vez o Keyshot dispõe uma coleção de ambientes pré definidos que apresentam bons resultados e caso seja necessário trabalhar os reflexos da luz sobre as superfícies dos produtos, podemos recorrer ao HDRI Editor fazer os ajustes necessários.

3. Animações poderosas com pouco esforço

Até agora temos indicado o KeyShot como uma das ferramentas que acompanha o nosso processo de design para análise de forma, cor, materiais e acabamentos, no entanto o mesmo representa também uma ferramenta poderosa na análise funcional dos produtos que desenvolvemos.

Com recurso às ferramentas de animação, temos a possibilidade de explorar e desenvolver novas formas de comunicação dos nossos produtos demonstrando o seu funcionamento e/ou montagem. Esta ferramenta revela-se especialmente útil na presença de produtos com movimentos mecânicos que seriam difíceis de representar em imagens estáticas.

A Star of Galaxy, projecto vencedor da Samsung Mobile Design Competition 2019, é o exemplo perfeito para demonstrar o poder da animação. Sendo este produto um suporte robótico para telemóveis e tablets com articulação em três eixos, a demonstração dos seus movimentos através da animação foi essencial para comunicar o seu funcionamento.

4. Grande comunidade e um suporte eficaz

Talvez uma das características mais discretas do programa, mas tão importante como as restantes referidas nesta lista, é a comunidade de utilizadores presentes na Internet e o apoio da equipa do KeyShot a esta comunidade. 

Esta realidade traduz-se numa maior partilha de informação o que melhora a experiência de utilização do programa e acelera o processo de desenvolvimento de imagens. Destacamos os Webinars disponibilizados pela equipa do KeyShot, pois demonstram novas funcionalidades do programa e explicam o seu funcionamento. Assim como o Cloud Library que, através da colaboração dos utilizadores, permite expandir as bibliotecas de materiais e ambientes do programa. É ainda importante referir que, ao depararmos com algum problema, um simples contacto com a equipa de apoio ao cliente resolve a questão.

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5. Keyshot Viewer

Uma das ferramentas recentes do KeyShot que se tem revelado bastante pertinente é o Viewer. Esta aplicação permite analisar ficheiros KeyShot sem ter o software instalado.

Funciona bastante bem para trabalhos colaborativos e à distância, como forma de análise à conjugação de cores, materiais e acabamentos, assim como decisão sobre o posicionamento das câmaras de renderização. A visualização dos produtos a 360º permite-nos tomar e confirmar decisões sobre o produto, de forma bastante rápida e intuitiva.

Seja qual for a tipologia de produtos em que trabalhamos, a produção de imagens tridimensionais tem-se revelado uma ferramenta essencial no nosso processo de trabalho e na comunicação das nossas ideias e intenções, e têm certamente contribuído para os bons resultados obtidos ao longo dos anos.

A versatilidade, rapidez de execução e apoio à comunidade oferecido pelo KeyShot são as principais razões que motivam a nossa empresa a usar este software no dia-a-dia e certamente que continuaremos a usá-lo em projetos futuros.

Tips & Tricks

1. Renders sempre com Clown

Para uma pós-produção mais simples de imagens produzidas no Keyshot, sugerimos iniciar o render com a opção Clown selecionada. Esta opção permite produzir uma imagem que separa os vários materiais em cores sólidas (criando uma nova imagem). Uma solução que privilegia o trabalho nos softwares de edição de imagem.

2. Dar crédito ao Toon

O Toon é um material fantástico, mas pouco utilizado. Para imagens com um aspecto mais técnico ou para demonstradores de montagem, é o material ideal. Permite ter transparência nos componentes mantendo uma linha de contorno definido.

3. Region Render

Se o objetivo é testar um pormenor de uma imagem geral esta ferramenta permite poupar imenso tempo. Quando não é preciso renderizar a imagem por completo, o recurso ao Region é precioso.