Entrevista a Nuno Pires, Designer Industrial na Inngage.
Os puxadores da Alualpha que têm alcançado vários prémios.
Contemporânea, inovadora e exclusiva, é assim a linha mais recente de puxadores de janelas da Alualpha que tem vindo a ter destaque no setor de ferragens.
Das várias parcerias entre a INNGAGE e a Alualpha resultou a Orizon, uma linha de puxadores para portas e janelas, desenhada para oferecer qualidade, proporcionar segurança e facilitar o manuseio. A escolha certa para projetos que procuram destacar-se por pequenos detalhes que fazem a diferença.
Ao conquistar em 2020 um selo de qualidade atribuído pelo Good Design Awards, este ano, a linha Orizon, ganha novamente destaque ao alcançar um German Design Award 2022.
Fique a conhecer a perspetiva de Nuno Pires, designer industrial da INNGAGE, um dos responsáveis pelo desenvolvimento deste projeto.
1. Qual foi o problema/ desafio lançado pela Alualpha?
Este desafio surgiu em 2018 numa fase de reestruturação do portfólio da Alualpha. Pretendia não só apostar numa maior diversidade de produtos como também redefinir a estratégia da marca. Pensar em formas de melhorar um puxador convencional e conseguir apresentar um produto ergonómico, inovador e intemporal foi realmente algo desafiante.
2. Como abordaram e estruturaram o processo de trabalho?
O mercado dos puxadores de portas e janelas é muito competitivo. Começámos por estudar o mercado e reconhecer quais as marcas concorrentes. Isto permitiu-nos detetar algumas das áreas de oportunidades, evoluir alguns conceitos e orientar a direcção do produto.
Seguimos para uma fase de afinação do look & feel do produto que contou com vários protótipos de PLA e alumínio. Permitiu-nos testar de forma mais fiel a usabilidade do puxador. Uma vez definido o produto, restava agora replicar essa “receita” para toda a gama de produtos.
3. Qual foi o conceito-chave para o desenvolvimento do produto?
Esta nova gama tinha de parecer simples mas forte, de forma a conseguir ser diferenciadora a um preço competitivo no mercado. Para além disso, precisava de uma linguagem neutra e versátil para ser aplicada no maior número possível de contextos.
E é assim que surge esta linha da Orizon, respondendo ao mercado com uma oferta universal de aplicações. A ligeireza visual e tátil reforçada pelo jogo entre arestas e superfícies curvas, é algo que a distingue visualmente.Para tornar tudo isto possível trabalhamos em proximidade com os instaladores e com os arquitetos para perceber as características que eles mais valorizam neste tipo de produto.
4. Em que difere o design da linha Orizon da concorrência?
A grande vantagem da Orizon está em conseguir manter a sua linguagem e funcionalidade coerentes em toda a gama. Numa família com cerca de 50 puxadores, isto é altamente relevante, pois garante que haja sempre harmonia entre os produtos Orizon que partilham o mesmo espaço.
Apesar da sua aparência minimalista, todas as superfícies foram afinadas de forma a potencializar a experiência do toque, o contraste de luz entre as diferentes camadas e o conforto da usabilidade.
5. Quais foram as maiores dificuldades neste projeto?
A maior dificuldade foi sem dúvida a de otimizar uma fórmula que fosse possível replicar em todos os puxadores da mesma gama. E para garantir que todos os puxadores estivessem em perfeita sintonia e apresentassem uma linguagem coesa passámos por múltiplas afinações e protótipos (em simultâneo) de forma a atingir a harmonia desejada.
6. É o segundo prémo internacional atribuído a este produto. Qual é o sentimento que isso traz?
Muita satisfação, claro. Não fosse ele um dos prémios de design industrial mais conceituados a nível internacional! É muito bom ver a qualidade do nosso trabalho ser reconhecida por um grande quadro de júris especialistas e de renome na área do design. Mas o outro ponto positivo a retirar daqui é a crescente valorização do design como ferramenta estratégica para o desenvolvimento dos produtos e das marcas. E isto só foi possível graças ao voto de confiança da Alualpha. É um prémio que valida o sucesso da nossa metodologia e o resultado de uma boa colaboração.
7. Que oportunidades podem trazer um German Design Award?
A atribuição de um prémio de Design traz sempre grandes oportunidades para a INNGAGE. É sempre muito gratificante ver o nosso trabalho ser reconhecido e valorizado, mas acima de tudo é um prémio que oferece reconhecimento e prestígio que se traduz em confiança e garantia de qualidade para os nossos clientes e futuros consumidores.